VISUAL LAW APLICADO AOS DOCUMENTOS MÉDICOS PERICIAIS
Palavras-chave:
Visual law, documentos médico periciais, comunicaçãoResumo
A formalidade no campo das Ciências Jurídicas sempre acompanhou os operadores do Direito; com o advento da última pandemia, a carga informacional a que a sociedade foi submetida aumentou, demandando que mais dados fossem entendidos na tomada de decisões. Os recursos de visual law exsurgem nesse contexto como potenciais facilitadores de comunicação e, dentro do curso processual, como mecanismos auxiliadores da decisão justa e acertada. Reconhecendo este potencial, objetiva-se investigar a possibilidade de sua aplicação aos documentos de natureza médico-pericial, considerados essenciais ao deslinde adequado de contendas judiciais. Para isso, a pesquisa, que se qualifica como teórica, parte de estudos sobre aplicação do visual law nos documentos jurídicos e, amparando-se no método dedutivo, investiga a possibilidade de seu emprego em documentos médicos periciais. Reconhece-se que a prova pericial é imprescindível para o deslinde de um conflito, porém os conhecimentos do magistrado nem sempre são suficientes para compreender adequadamente as especificidades de um litígio. É em decorrência disso que se espera que o laudo lavrado por um perito contenha exposições claras acerca do objeto, em linguagem simples e coerente. Para auxiliar na consecução deste fim, as estratégias de design, reconhecidamente adaptáveis a várias áreas, apresentam o potencial de tornar mais acessíveis as conclusões periciais. Conclui-se que a aplicação dos recursos de visual law, por buscar transformar conceitos, dados e informações mais complexos em ideias mais simples, pode atuar como ferramenta verdadeiramente útil para a confecção de laudos periciais mais claros e objetivos.
Referências
Hagan M. Law by Design. Stanford Law School. 2017. Available from: https://www.lawbydesign.co/.
Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O judiciário ao alcance de todos: noções básicas de juridiquês. 2007.
Coelho, AZ, Holtz APU. Legal Desing/Visual Law: Comunicação entre o universo do Direito e os demais setores da sociedade. São Paulo: Thompson Reuters; 2020.
Aguiar, KS. Transformação jurídica digital: do uso da tecnologia ao Visual Law. 2022. Available from: https://www.migalhas.com.br/depeso/345132/transformacao-juridica-digital-do-uso-da-tecnologia-ao-visual-law.
Amorim JBN. Fundamentos atuais do processo civil; processo de conhecimento. São Paulo: Manoele; 2004. 1 V.
Santos EFS. Manual de Direito Processual Civil. 15ed. São Paulo: Saraiva; 2011.
Didier Júnior F, Braga PS, Oliveira R. Curso de Direito Processual Civil: Teoria da Prova, Direito Probatório, Teoria do Precedente, Decisão Judicial, Coisa Julgada e Antecipação dos Efeitos da Tutela. 11ed. Salvador: Editora JusPODIVM; 2016.
Savaris JA. Curso de Perícia Judicial Previdenciária: noções elementares para a comunidade médico jurídica. São Paulo: Conceito Editorial; 2011.
Azevedo e Souza B, Oliveira IB. Visual Law: Como os elementos visuais podem transformar o direito. São Paulo: Thompson Reuters; 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.