AVALIAÇÃO DA TÉCNICA FOTOGRÁFICA NAS AUTÓPSIAS FORENSES DO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DE PORTO VELHO – RO, NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Fotografia forense, Autópsia forense, Fotografia especializada, Fotografia digital

Resumo

A fotografia nas autópsias forenses de morte violenta tem a finalidade de documentar as provas materiais do delito e orientar as decisões nos tribunais de justiça. Neste trabalho testamos a hipótese de que as fotografias atuais, apresentadas nos relatórios forenses do Instituto Médico Legal Dr. José Adelino da Silva, em Porto Velho, localizado na capital do Estado de Rondônia, no Brasil, seriam inadequadas por não cumprirem os critérios que mais contribuem para a qualidade final da fotografia forense. Através de uma análise retrospectiva, avaliamos a qualidade das fotografias incorporadas nos relatórios das autópsias forenses relativos a morte violenta. Concluímos que mais da metade das fotografias incorporadas (52,6%) eram inviáveis do ponto de vista técnico e, no que concerne esse critério, não deveriam ter sido utilizadas nos relatórios. Considerando as limitações encontradas, sugere-se estratégias a serem adotadas no Instituto para as corrigir, sendo primordial a elaboração de um protocolo com os procedimentos harmonizados para o registro fotográfico das autópsias forenses tendo em vista a melhoria dos relatórios periciais forenses.

Biografia do Autor

Murilo Sérgio Valente-Aguiar, Instituto Médico Legal de Porto Velho - RO

Perito Oficial Médico-Legista do Instituto Médico Legal Dr. José Adelino da Silva, da cidade de Porto Velho em Rondônia.

Doutorando em Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em Porto, Portugal.

Lucas Levi, Instituto Médico Legal Dr. José Adelino da Silva, Porto Velho - RO

Perito Oficial Médico-Legista do Instituto Médico Legal de Porto Velho, Polícia Civil do Estado de Rondônia, Brasil

Dr. Genival Queiroga, Instituto Médico Legal Dr. José Adelino da Silva, Porto Velho - RO

Perito Oficial Médico Legista do Instituto Médico Legal Dr. José Adelino da Silva, Porto Velho - RO

Referências

Rost T, Wittig H. [Photodocumentation during autopsy]. Archiv fur Kriminologie. 2014;233(1-2):57-66.

Henham AP, Lee KA. Photography in forensic medicine. The Journal of audiovisual media in medicine. 1994;17(1):15-20.

Aguiar MSV. Manual Prático de Fotografia Forense - com casos comentados. 1ª ed. São Paulo: Fontenele Publicações; 2020. 164 p.

Marques A, Santos A, Vieira DN. Norma procedimental : Recomendações Gerais Sobre Fotografia Forense. NP - INMLCF - 010. 2013.

Redsicker DR, Gordner G, James SH, Laws AC, Redsicker AD. The Practical Methodology of Forensic Photography. 2nd Ed. ed. Boca Raton, NY: CRC Press LLC; 2001.

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigos