VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL ATENDIDAS NO IML DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE NO ANO DE 2018
Palavras-chave:
Violência Sexual, medina legalResumo
INTRODUÇÃO: Violência sexual é toda ação, na qual um indivíduo em situação de poder obriga outro a realizar prática sexual contra a vontade. O Instituto de Medicina Legal (IML) situado em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, Brasil, destina-se à realização de exames periciais sexológicos. O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil sociodemográfico das vítimas de violência sexual atendidas no IML referido em 2018. MATERIAL E MÉTODO: Tratou-se de um estudo retrospectivo e transversal, com consulta a laudos periciais sexológicos do Sistema de GDL da Unidade Regional da Polícia Científica de Afogados da Ingazeira. RESULTADOS: A partir dos 17 prontuários analisados foi evidenciado que a idade média das vítimas foi de 13 anos, a maioria do sexo feminino (94%). Em dois casos (11,76%), o agressor era desconhecido, nos demais, a maioria era proveniente do mesmo ambiente familiar da vítima. Treze vítimas se consideraram pardas e quatro se autodeclararam brancas. Nove casos ocorreram na zona urbana e oito na rural. Aproximadamente 12% das vítimas relataram o consumo de álcool em momento anterior ao abuso. Quanto à caracterização dos abusos sexuais, 35% corresponderam à conjunção carnal. DISCUSSÃO: Houve uma predominância de 88,2% agressões perpetradas por familiares e conhecidos da vítima. Tal achado ultrapassa o índice encontrado em outro estudo realizado no Estado de Santa Catarina onde há um predomínio de 50,9% dos casos de agressões sexuais advindas de familiares e conhecidos. CONCLUSÃO: As vítimas de violência sexual são mulheres jovens que se autodeclaram cor parda, e tendo como perpetrador algum amigo ou familiar.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Miguel Souza, Tiago Feitosa Gonçalves, Reginaldo Inojosa Carneiro Campello, Adriana Conrado de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.